O novembro Azul, e o Outubro rosa, são dois meses dedicados a saúde do homem e da mulher.
O câncer de mama, e de próstata, são os dois cânceres que mais matam a população adulta brasileira na atualidade, perdendo apenas para o melanoma, que é o câncer de pele.
No dia 27 a 30 de Outubro de 2018, ocorreu, nas dependência da empresa Bacic, a campanha de Outubro Rosa e Novembro Azul, para a conscientização sobre esses tipos de câncer em especial, que estão se tornando cada vez mais comum na população Brasileira, onde todos os colaboradores, cerca de 110 pessoas participaram,nesta campanha foi proporcionado aos participantes, informações, prevenção, e esclarecimentos sobre estes assuntos, que devem sim serem entendidos e discutidos.
Vamos conhecer um pouco mais?
Outubro é o mês todo rosa, mês internacional de dar ênfase aos cuidados a saúde das mulheres, mês que a grande maioria das cidades se vestem de rosa, mostrando sua adesão a esta causa, tão importante não é mesmo?
Este tipo de câncer costuma surgir a partir dos 40 anos de idade da mulher, até em média os seus 69 anos, mas vale ressaltar que em caso de notar qualquer anomalia fora desta faixa etária, deve-se sim procurar orientação médica, pois sempre existe exceções.
Alguns fatores, podem ser muito relevantes para o surgimentos destes problemas destacam-se, tais como:
– Histórico de câncer de mama, e colo de útero, na família (mãe, irmã, filhas, avos)
– Má alimentação.
– Falta de atividades físicas.
Entre outros fatores, que são um sinal de alerta, e não precisa nem falar que o diagnóstico precoce, muda consideravelmente o sucesso de um tratamento contra o câncer. Você sabia que 12.705 mulheres vem a óbito, pelo câncer de mama, e colo de útero, por ano no Brasil? assustador não é? Então é hora de se cuidar cada vez mais não é mesmo?
E para quem passou,ou passa por esta situação, sabemos que não é uma fase nada fácil, mais é apenas uma fase, e devemos sempre lembrar: Câncer tem cura sim.
Acaba Outubro e começa Novembro, até porque se cuidar também é coisa de homem, o câncer de próstata, como o câncer de mama, também é o segundo tipo de câncer que mais mata, a população masculina geralmente de 45 a 65 anos de idade em médias. Um estudo realizado pela associação Brasileira de Urologia, comprova que 51% da população masculina Brasileira, nunca fez uma consulta com Urologista, e sabe o mais assustador? a cada 38 minutos um homem perde a sua vida, pelo câncer de próstata no Brasil.
O câncer de Próstata,não tem prevenção, e principalmente por este motivo o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso nesta luta contra a doença.
Já notou que o mês Novembro Azul, é algo bem recente? Então, começou em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida, fez a primeira campanha ‘’ Um toque, um drible”, onde o objetivo era mudar os paradigmas, sobre os cuidados com a saúde masculina, mas este movimento se popularizou em 2012, quando várias cidades aderiram a Causa,vestindo os principais monumentos da cidade de Azul, inspiradas no Cristo Redentor, em Rio de Janeiro.
Mas seu surgimento se deu na Austrália em 2003, quando dois amigos, inspirados nos movimentos do Outubro Rosa, realizaram uma campanha semelhante voltada para a saúde masculina, afim de levantar fundos para combater o câncer de próstata, como deu certo na primeira vez, foi realizado anualmente.
Por que o mês de Novembro? Dia 17 de Novembro, é o dia internacional de combate ao câncer de próstata, e por este motivo foi escolhido, e dedicado a esta campanha Azul.
Principais fatos de Risco:
– Idade (a partir de 50 anos)
– Histórico Familiar (avós, pais, tios, irmãos).
– Falta de atividades físicas, sedentarismo, e alimentação inadequada.
Entre outros fatores.
Então vale ressaltar que atividades físicas, boa alimentação e exames regulares, são muito importantes para manter uma vida saudável, e longe de problemas.
Fontes: